• Redação

Infraestrutura e logística das escolas da Prefeitura de Manaus foram destaques no primeiro semestre



Para resguardar os direitos dos alunos no que diz respeito a infraestrutura dos prédios escolares, alimentação, transporte, entre outros setores, a Subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou várias ações durante o 1º semestre de 2022 que beneficiaram os mais de 260 mil alunos da Prefeitura de Manaus.

De acordo com o subsecretário da Infralog, Marcelo Campbel, todo o trabalho desenvolvido para a melhoria das escolas da rede municipal de educação é uma determinação do prefeito de Manaus, David Almeida e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida.

“Esse primeiro semestre do ano letivo foi de muito trabalho na Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, e nossa meta é proporcionar um ambiente de educação de qualidade para os nossos mais de 260 mil alunos, matriculados nas 510 escolas. Essa é uma determinação do prefeito David e da secretária Dulce”, explica Campbel.

Para isso, Campbel aponta que todas as escolas foram abastecidas com merenda, trocas de materiais permanentes que há anos não eram substituídos em algumas escolas.

“Aumentamos a nossa frota de veículos, mas o grande marco da atual gestão é o padrão que estamos entregando às escolas que passaram por reformas. Todas receberam material e acabamento de qualidade. Ainda temos escolas em obras e todas serão recuperadas e vamos entregar um local de digno para os nossos alunos, professores e para comunidade”, declarou Campbel.

Alimentação Escolar

Para oferecer uma alimentação de qualidade, foi elaborado pelo Conselho de Alimentação Escolar o Cardápio Escolar 2022, para todas as modalidades de ensino com gêneros diversificados, com foco na qualidade nutricional das preparações com três ofertas de proteína animal na semana.

Foram distribuídas 3.573 toneladas de alimentos, sendo 1.161 de proteínas animais e polpas, 1.452 de itens básicos, como arroz, feijão, biscoitos, entre outros, e 960 produtos da Agricultura Familiar.

Além de abastecer as unidades de ensino, a Semed ainda distribuiu “Kits básicos” para as escolas que permaneceram no ensino remoto, tudo isso para assegurar que os alunos mantenham uma alimentação saudável.

Materiais Permanentes

A Semed distribuiu mais de 50 mil produtos permanentes para escolas das zonas rural e ribeirinha, que receberam geladeiras, fogão, bebedouro industrial, mesa de refeitório, conjunto de cadeira e mesa para os alunos do ensino fundamental e da educação infantil, quadro branco, mesa e cadeira do professor, armário de aço e condicionador de ar. Muitas das unidades beneficiadas não trocavam os equipamentos há mais de 10 anos.

Transporte Escolar

Para atender os alunos das zonas rurais e ribeirinhas que necessitam do transporte escolar, a Semed contratou 106 ônibus, aumentando em 20 veículos a frota. Além disso, foram contratados 80 micro-ônibus, aumentando a frota de 167 para 186, atendendo 10.245 alunos da rede.

As lanchas escolares também passaram por uma revitalização completa, com pinturas, adesivagem, revisão nos motores e instalação da parte elétrica. Além disso, a rede municipal adquiriu 10 motores de popa, quatro rabetas completas e mais duas lanchas que servirão para assessoramento pedagógico, resgate de alunos e manutenção nas escolas ribeirinhas.

Obras

A Semed programou revitalizar a infraestrutura de 50 unidades escolares, destas 21 foram executadas e 59 receberam pinturas e sanitização e mais 126 escolas foram climatizadas.

Foram realizados mais de 600 serviços nas escolas de controle de pombos, morcegos, desinsetização, descupinização, desratização e esgotamento de fossa.

-- -- --

Texto - Érica Marinho / Semed

Fotos - Thaís Araújo / Semed

Publicidade

Publicidade