• Redação

Governo reduz ICMS da energia elétrica, gás natural e comunicações


O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), anunciou nesta segunda-feira (4) uma nova rodada de redução de alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Segundo Wilson, a alíquota para comunicações passa de 30% para 18%. O gás natural também passa para 18% - antes era 25%.


Também sai de 25% para 18% a energia elétrica.

No final semana passada, após a sanção da lei federal do "teto de ICMS" para combustíveis, o Estado já tinha reduzido o imposto para a gasolina.


O anúncio da nova rodada de redução do imposto, que deve ser realizada por meio de decreto, foi feita em entrevista coletiva durante a posse da nova gestão tampão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) nesta manhã.


"Agora, a gente espera que os empresário também repassem essa redução para o consumidor final. E aí é importante que as pessoas façam esse trabalho de fiscalização para que a gente possa ter resultado final esperado lá no final, no consumidor", disse Wilson na ocasião.


O governador não explicou quanto será a renúncia fiscal, ou seja, quanto que o Estado deixará de arrecadar com a reduão das alíquotas.


Nas redes sociais, Wilson disse que o governo está fazendo sua parte e espera que essa redução "chegue, de fato, aos consumidores".


A crítica

Publicidade

Publicidade