Publicidade

  • Redação

Governo apresenta os novos modelos de passaporte e do RG



O governo federal apresentou, nesta segunda-feira (27), os novos modelos de carteira de identidade e de passaporte.


O novo documento de viagens será temático, e segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a proposta é se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo.


Elaborado com mais tecnologia antifraude, o modelo quer “homenagear todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local”, explicou o governo, em nota.


A capa do documento terá uma nova estilização da bandeira nacional e o nas páginas internas haverá uma quantidade maior de marcas d’água.


– Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes.


A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador.


Essas informações são protegidas por um laminado de segurança – disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.


O novo passaporte começará a ser emitido pela Casa da Moeda em setembro, data em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, e o governo garante que não haverá alteração nos valores de emissão.


Ele continuará custando R$ 275,25 na versão convencional e o prazo de validade será de 10 anos.

Publicidade