top of page

Publicidade

950x250-1 - banner samel.png
  • Redação

Governador do Pará anuncia criação de secretaria indígena


Governador do Pará, Helder Barbalho anuncia criação de secretaria indígena no Estado

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na manhã deste domingo, 22, a criação da Secretaria de Povos Originários do Pará, que terá de forma inédita um titular indígena. O anúncio acontece um dia depois da visita do presidente Lula (PT) a Roraima, onde constatou a situação precária dos indígenas Yanomami.

Conforme Barbalho, a criação da secretaria vem para atender de uma melhor forma às demandas indígenas. O Estado conta com cerca de 55 etnias e, aproximadamente, 60 mil indígenas espalhados por 25% do território paraense, de 77 terras indígenas em 52 municípios.


Toda a minha solidariedade ao povo Yanomami, em Roraima, que está vivendo uma grave crise humanitária. Pensando na melhor forma de atender às demandas indígenas, vamos criar a Secretaria de Povos Originários do Pará que terá, de forma inédita, um titular indígena“, escreveu o governador no anúncio feito por meio das redes sociais.


Liderança do povo Amanayé e ativista indígena, Ronaldo Amanayé comentou a decisão.


Fiquei muito feliz ao receber essa notícia. Há muito tempo, nós, indígenas do Pará, propomos a criação de uma Secretaria Indígena. Governos anteriores só ouviram e nada fizeram. O governador se compromete agora em atender a nossa demanda“, escreveu.


Estamos dispostos para colaborar com a criação desta Secretaria Especial dos Povos Indígenas do Pará. E digam aos povos indígenas do Pará que avancem. Avançaremos com muita luta e resistência”, completa o ativista.

Fonte:Revista Cenarium

Publicidade

950x250-1 - banner samel.png
bottom of page