top of page

Publicidade

950x250-1 - banner samel.png
  • Redação

Ex-doméstica recebe carteira da OAB e se torna advogada aos 63 anos



A história de Marina dos Santos, de 63 anos, é inspiradora. A mulher, que durante sua infância precisou abandonar a escola na quarta série para começar a trabalhar como empregada doméstica, agora é uma das mais novas advogadas de Bauru (SP).


“Foi um escândalo”, descreveu, bem-humorada, sobre a cerimônia de entrega da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Teve muito choro, porque foi necessária muita luta, muita dedicação, muita garra”.



Com dois filhos e três netos, sendo uma advogada como ela, Marina retomou o ensino fundamental em 2011 e concluiu o ensino médio em 2013, através da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).


Em 2014, com a ajuda de um financiamento estudantil, ela passou a cursar direito. “Eu era a única pessoa com mais de 50 anos da sala. Eu era também a única mulher negra. Na formatura, minha neta, que é advogada, perguntou se eu tinha ideia da minha representatividade”.


Agora, Marina quer que seu exemplo sirva de inspiração para outras mulheres.


“Nunca é tarde, e eu posso dizer isso com toda a certeza. Eu tirei minha carteira de habilitação para dirigir automóveis aos 45 anos e aquilo foi só o começo”, disse orgulhosa.


Nada, porém, foi simples para ela. Após a quarta tentativa, Marina conseguiu ser aprovada no Exame de Ordem e, de estagiária em um escritório de advocacia, agora passou a assinar suas próprias petições.


A área do direito escolhida para atuar é a criminal, já que a nova advogada acredita poder ajudar mais pessoas nesse ramo. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi inclusive sobre inquérito policial e a nota foi 9, por unanimidade da banca.


Mas os planos dela não param por aí, já que uma pós-graduação já está no radar de Marina. “Preciso só de um tempinho para terminar de pagar a faculdade, mas, no segundo semestre de 2023, eu pretendo estar matriculada em uma especialização”, planeja a nova advogada.


Nação jurídica

Publicidade

950x250-1 - banner samel.png
bottom of page