• Redação

Em encontro com trabalhadores da educação, Wilson destaca Fundeb histórico e Passe Livre Estudantil

Governador reafirmou a educação como prioridade para o segundo mandato

O governador Wilson Lima, candidato à reeleição pelo União Brasil, se reuniu, na noite de ontem (20/09), com trabalhadores da educação, na zona oeste de Manaus. Ao reafirmar a área como prioridade também no segundo mandato, Wilson ressaltou conquistas já alcançadas, como o pagamento do maior abono Fundeb de todos os tempos e o Passe Livre Estudantil, importante no combate à evasão escolar.


"Foi o novinho quem tirou do papel o tão sonhado Passe Livre Estudantil e a gente sabe o quanto isso pesa no orçamento das famílias. Tinham pais tendo que escolher se compravam os produtos da cesta básica para alimentar a família ou carregava a carteirinha do filho para ir à escola", disse Wilson.

O candidato destacou que o Amazonas subiu quatro posições no Ideb e hoje está entre os 10 melhores do Brasil, resultado do trabalho que vem sendo realizado. Ele também parabenizou professores, gestores, pedagogos e todos os profissionais da educação pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, que foi referência em todo o país com o programa “Aula em Casa”.

 

"Durante a pandemia vocês fizeram um trabalho invejável. Os conteúdos produzidos por professores do Amazonas atenderam 12 milhões de alunos no Brasil. Isso é orgulho para quem mora no Amazonas. Muito obrigado por vocês colocarem o estado num ponto mais alto, e hoje sermos reconhecidos nacionalmente", afirmou Wilson Lima.


"Nós nos sentimos muito valorizados, houve um avanço muito grande na educação, a reforma das escolas fazia um tempo que não acontecia e também a entrega dos kits ajudou bastante o desenvolvimento da educação do estado", enfatizou a professora Nilza Fagundes, 46, que leciona na Escola Estadual Joana Rodrigues Vieira, no bairro da Glória.


Avanços


Wilson foi o governador que mais entregou Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis). Foram 12 unidades, localizadas em

Manaus, Benjamin Constant, Presidente Figueiredo, Tefé, Nova Olinda do Norte, Lábrea, São Paulo de Olivença, Codajás, Careiro Castanho, Tabatinga, Eirunepé e Boca do Acre.


O Ceti de Fonte Boa está em construção.


Wilson revitalizou 78% das escolas estaduais em todo o Amazonas. Foram 406 escolas revitalizadas e entregues para a comunidade escolar.


O governador entregou 32 laboratórios de robótica. Até o fim do ano serão 100. Todas as calhas do Amazonas já tem, ao menos, um laboratório.


Wilson corrigiu uma dívida histórica e ampliou o abono Fundeb para todos os servidores da educação, além ter pago valor histórico, em valores que variaram de R$ 12,6 mil a R$ 37,8 mil.


Fotos: Alex Pazuello

Publicidade

Publicidade