• Redação

Desfile de 7 de Setembro: veja como será a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil

O evento começa às 8h30 e vai contar com a presença de tropas militares, desfile de blindados e aeronaves.


Nesta quarta-feira (7), o Brasil comemora 200 anos de Independência. Em Manaus, a data será marcada pelos tradicionais desfiles militares, que voltam ao Sambódromo, após dois anos suspensos por causa da pandemia de Covid-19.


As apresentações começam às 8h30 e devem seguir até às 11h. O evento vai contar com a presença de tropas militares da Marinha, Exército, Aeronáutica e forças da Segurança Pública do Amazonas, com desfile de blindados e aeronaves.


Exército


Segundo informações do Comando Militar da Amazônia (CMA), responsável pelas tropas do Exército, aproximadamente 3 mil militares devem participar do desfile. Antes, o comandante do CMA, general Achilles Furlan, fará uma inspeção da tropa.


Marinha


Três navios da Marinha devem participar de uma parada naval na orla da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital. As embarcações de assistência hospitalar Oswaldo Cruz, Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia” e Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares”, também ficarão iluminadas com as cores da bandeira do Brasil até a quinta-feira (8).


A Marinha informou, ainda, que 77 oficiais participarão do desfile cívico-militar no Sambódromo.


Aeronáutica


Cerca de 500 militares da Aeronáutica participarão do desfile no Sambódromo, além de apresentações com oito aeronaves, que farão desfile aéreo, por volta das 9h, no Centro de Convenções.


As aeronaves serão C-105 Amazonas, C-97 Brasília, C-98 Grand Caravan e H-60 Black Hawk.


Segurança Pública


O desfile contará com cerca de 1,1 mil agentes das forças de segurança do estado, entre policiais e bombeiros militares.


Trânsito


As interdições começarão a partir das 4h e permanecerão até o término do evento, previsto para após às 11h, conforme o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).


O efetivo de 40 agentes de trânsito, estará posicionado nos pontos de desvio e em locais estratégicos para proporcionar um trânsito seguro para o público e para os moradores e demais pessoas que passarem pelo local.


A Avenida Constantino Nery será interditada nos dois sentidos no trecho entre a avenida Desembargador João Machado e rua Pará. A Avenida Pedro Teixeira, entre a avenida Djalma Batista e Avenida Belmiro Vianez, será interditada também para o estacionamento de veículos.

A Avenida Loris Cordovil será interditada entre a avenida Constantino Nery e avenida Belmiro Vianez. A avenida Belmiro Vianez e alameda do Samba, serão interditadas entre as avenidas Pedro Teixeira e Loris Cordovil.


Transporte público


O IMMU desviará todo o trânsito para as avenidas Djalma Batista e São Jorge e Mário Ypiranga. A operação das Estações Arena e São Jorge ficará suspensa até o término do evento. As linhas alimentadoras (circulam nos bairros) da Estação E2 - Arena irão operar até o Terminal 1 - Constantino Nery.


O IMMU informou ainda que vai reforçar o efetivo nas ruas para atender as ocorrências de rotina, como também as ordens de serviços no feriado prolongado.


Via - G1

Edição Web - Felipe David


Publicidade

Publicidade