Redação
Campanha contribui para resgatar dignidade menstrual

O mês de março, reconhecido pelas homenagens às mulheres, é um momento que mobiliza a reflexão sobre questões sociais que envolvem o sexo feminino na sociedade e para a busca de soluções. A pobreza menstrual, por exemplo, um fenômeno vivenciado por pessoas que menstruam e não têm acesso a produtos e condições de higiene adequados, entra como pauta de discussão.
O relatório ‘Pobreza menstrual no Brasil: desigualdades e violações de direitos’, publicado em 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apresenta a educação menstrual como caminho para o conhecimento sobre o próprio ciclo menstrual e, consequentemente, para a promoção de bem-estar e saúde.
Agindo para promover a qualidade de vida nas comunidades, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, realiza, há dois anos, a campanha ‘Dignidade Menstrual’. Por meio da ação, são arrecadados itens de higiene pessoal para mulheres em vulnerabilidade econômico-social.
“A falta de acesso aos produtos pode levar ao uso de materiais inadequados e potencialmente perigosos para a higiene e saúde, o que agrava a situação social dessas pessoas, que, muitas vezes, ficam sem condições de procurar um emprego ou ir à escola”, aponta Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Grupo.
“Neste ano a campanha acontece até o dia 31 de março e estamos na expectativa de superar os números dos últimos anos”, comenta Gabriel.
As doações podem ser feitas em uma das unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde espalhadas em 15 Estados e no Distrito Federal, onde o Grupo atua.
Mais informações: (61) 3329-8000 ou pelo e-mail instituto@institutosabin.com.br. Fonte: D24AM