Publicidade

  • Redação

Bolsonaro: Zona Franca de Manaus jamais será atingida




Em discurso para uma plateia de evangélicos durante a Marcha para Jesus em Manaus, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (28), que a Zona Franca não será afetada por medidas econômicas do governo.


– A Zona Franca de Manaus jamais será atingida por esse governo.


Esse governo reduz impostos em todo o Brasil e a redução de impostos é benéfica para todo o país. Ninguém perderá nada aqui reduzindo imposto como IPI Imposto sobre Produtos Industrializados. Nunca vi um país crescer aumentando ou criando novos impostos – disse.



O governo ampliou redução das alíquotas de IPI de 25% para 35%, mas a medida foi suspensa parcialmente por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).


A decisão vale para produtos que são produzidos em todo o país que concorrem com itens fabricados na Zona Franca de Manaus e atende um pedido do partido Solidariedade.


Na ação, o partido argumentou que reduzir o IPI para produtos de todo o Brasil que concorrem com o da Zona Franca reduz a vantagem dos itens fabricados em Manaus, que já contam com desoneração, o que, segundo o Solidariedade, afeta o desenvolvimento da região e a preservação ambiental.


O governo recorreu da decisão e aguarda a avaliação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

*AE

Publicidade