top of page

Publicidade

728x90px.gif

Publicidade

SAMEL.png
  • Foto do escritorRedação

Avião Solidário leva gratuitamente 24 voluntários e mais de 2 toneladas de equipamentos para atender



O programa Avião Solidário da Latam transportou gratuitamente do aeroporto de São Paulo/Guarulhos para Santarém, no oeste do Pará, um grupo de 24 voluntários e mais de 2 toneladas de insumos e equipamentos de saúde para o atendimento médico e odontológico de mais de 250 ribeirinhos da Comunidade São Miguel, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns.


Os voluntários desembarcaram no aeroporto de Santarém no domingo (19). A carga foi enviada na semana anterior.

Entre os equipamentos transportados há geradores, autoclaves, cadeiras odontológicas, aparelho de ultrassonografia, medicamentos e todos os materiais e equipamentos necessários para o atendimento da população local.

"Participar de uma ação como esta reforça o compromisso da Latam com os brasileiros e um dos pilares da nossa proposta de sustentabilidade: gerar valor também às comunidades onde atuamos. Estamos impactando a vida de muitas pessoas ao levar acesso à saúde, cuidando de quem cuida da Amazônia", afirmou a coordenadora de Sustentabilidade da companhia no Brasil, Silmara Santos. As pessoas e os itens transportados gratuitamente vão apoiar a ação Vivência de Saúde, uma parceria do projeto social Amazonense com a ONG Por1Sorriso. Juntas, as duas instituições realizam até 26 de março mais de 1,5 mil procedimentos médicos e odontológicos gratuitos, promovendo a saúde bucal completa.

Os procedimentos realizados nos consultórios montados na comunidade incluem restaurações, reconstruções, cirurgias, próteses dentárias e consultas em diversas especialidades de saúde, como médico da família, pediatra, vascular, dermatologista, radiologista e fetologista com exames de ultrassom, nutrição e enfermagem. Equipamentos chegaram uma semana antes para atendimentos na comunidade São Miguel, na Resex Tapajós Arapiuns — Foto: Divulgação Avião Solidário Em 2023, o programa Avião Solidário da Latam já beneficiou mais de 160 mil pessoas no Brasil, transportou 8 animais resgatados, transportou gratuitamente 8 toneladas de cargas em emergências, concedeu 209 passagens aéreas as instituições sociais apoiadas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo Latam, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargasem emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Projetos O Amazone-se é um projeto social desenvolvido na ONG Base Colaborativa. A atuação do projeto cria espaços de escuta sem o olhar colonizador, apoiando comunidades ribeirinhas a longo prazo. Realiza ações regenerativas que impactam na qualidade de vida e percepção de felicidade dos ribeirinhos. Por meio de suas vivências imersivas, apresenta e conecta a maior floresta tropical do mundo e os povos da Amazônia aos outros brasileiros, expandindo a consciência individual e coletiva sobre uma das mais belas regiões do nosso Brasil. A Por1Sorriso atua desde 2016 com foco em saúde, bem-estar e amor ao próximo por meio da odontologia e medicina humanizada, com ações em comunidades em situação de vulnerabilidade e com pouco acesso à assistência médica-odontológica, como populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas, moradores do sertão nordestino, povoados em condição vulnerável no continente africano e comunidades urbanas, já tendo impactado mais de 19 mil pessoas com a realização de cerca de 50 mil procedimentos.

G1 SANTARÉM

bottom of page