Redação
ANJD emite nota repudiando declarações do Deputado Sidney Leite atacando Blogs e Portais

A ANJD (Associação Nacional de Jornalismo Digital), emitiu nota repudiando as declarações do Deputado Federal Sidney Leite (PSD), onde o mesmo atacou veículos de comunicação digital da cidade de Manaus, afirmando que Blogs e Portais da cidade, pegam dinheiro do poder público para difamar e caluniar pessoas e disse que esse tipo de corrupção precisa acabar na cidade.
Sem citar nomes e de forma irresponsável, o deputado partiu para o ataque gratuito e leviano contra os veículos de comunicação da cidade.
Profissionais de diversos veículos pediram que a ANJD se manifestasse no sentido de desagravar a imagem da categoria.
A Associação Nacional de Jornalismo Digital emitiu uma nota em que chama de irresponsável e leviana as afirmações do deputado que responderá na justiça por calúnia e difamação. A entidade pretende acionar o deputado via extra-judicial exigindo uma imediata retratação e caso não obtenha sucesso, ingressará na justiça pedindo direito de resposta nas redes sociais do deputado, no sentido de desagravar a imagem dos profissionais que se sentiram ofendidos com infeliz declaração.
O incidente criou uma crise no meio dos jornalistas pelo fato das declarações infundadas terem sido feitas na frente do presidente do Sindicato dos jornalistas profissionais do Amazonas, Wilson Reis, que assistiu as palavras deselegantes e ofensivas sendo proferidas contra os profissionais e veículos de comunicação do Estado, sem falar absolutamente nada.
Segue abaixo nota da ANJD:
NOTA DE REPÚDIO
A ANJD (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNALISMO DIGITAL), vem a público por meio desta nota, desagravar os proprietários e Blogs e Portais do Estado do Amazonas e seus jornalistas e redatores, repudiando as declarações irresponsáveis, levianas e descabidas proferidas em um vídeo postado nas redes sociais do Deputado Federal Sidney Leite (PSD), em que o mesmo afirma sem dar nomes que: "Infelizmente no estado do Amazonas, nós vemos inúmeros Blogs e portais, que a grande função é: pegar dinheiro do poder público e chantagear pessoas com mentiras falsas, com fake news. E fake news é um nome bonito para calúnia, difamação e querer destruir a imagem daqueles que não concordam com esse tipo de corrupção que se instalou nesse meio.".
A posição da ANJD quanto a irresponsável, caluniosa e infeliz fala do Deputado, é de total repúdio e encaminharemos uma notificação extra-judicial a assessoria do Deputado, pedindo a imediata retratação no sentido de desagravar a imagem dos profissionais que se sentiram ofendidos com tal fala. É no mínimo irresponsável e leviano, fazer acusações de forma genérica, colocando em dúvida o trabalho sério de toda uma classe que também contribui para levar informação de qualidade, buscando contribuir com o poder público no sentido de melhorar a qualidade de vida da população e o bom funcionamento da máquina pública.
O Deputado Sidney precisa saber do peso de suas declarações como homem público e de que não está imune aos efeitos e rigor da lei quanto a irresponsabilidade de sua fala.
Por fim, não aceitaremos este tipo de afronta caluniosa ao trabalho de diversos profissionais que saem todos os dias para labutar em busca de levar informação séria e responsável a toda sociedade.