Amazonas ultrapassa 200 casos de varíola dos macacos


O Amazonas ultrapassou 200 casos de varíola dos macacos nessa segunda-feira (24/10), de acordo o informe epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).


Segundo o boletim, foram confirmadas mais 11 pessoas com a doença. Os pacientes são do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 45 anos, sendo 10 casos residentes em Manaus e 01 caso de Lábrea.


O início dos sintomas ocorreu no período entre 30 de setembro a 14 de outubro de 2022. Principais sintomas informados: febre, erupção cutânea, linfadenopatia localizada, lesão genital/anal, adenomegalia, cefaleia, artralgia, suor, dor de garganta, astenia/fraqueza, náusea/vômito, lesão em mucosa, proctite, dor nas costas, dor muscular, edema peniano.


Estes casos foram notificados entre 13 e 19 de outubro deste ano e seguem estáveis, em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelo CIEVS Manaus.


Sendo assim, o Estado do Amazonas passa a ter 202 (duzentos e dois) casos confirmados; 240 (duzentos e quarenta) casos descartados e 45 (quarenta e cinco) casos suspeitos estão aguardando o resultado de exames.

Publicidade

Publicidade