top of page

Publicidade

950x250-1 - banner samel.png
  • Redação

Amazonas está abastecido com antiveneno para atendimento de pessoas com acidentes por animais peçonh


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), esclarece que o estado dispõe de estoque estratégico de soros antiveneno para atendimento imediato de vítimas de acidentes por animais peçonhentos.


A FVS-RCP informa que foram distribuídos 16.330 frascos de soro antiveneno e 4.280 ampolas de soros antirrábicos humanos para os 62 municípios do Amazonas em 2022, havendo quantitativo suficiente para atendimento das vítimas de acidentes por animais peçonhentos nas unidades hospitalares municipais


Nenhum município do Amazonas informou desabastecimento de soro antiveneno para atendimento de vítimas de acidentes por animais peçonhentos. Os municípios possuem estoque adequado, não havendo necessidade de reposição emergencial de soros.


A instituição ressalta, ainda, que a Nota Informativa Nº 40/2022/GZ/DVA/DITEC/FVS-RCP, disponível em: https://bit.ly/3Q57RuP), enfatiza a necessidade de atenção pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semsas) para a possibilidade de aumento de acidentes por animais peçonhentos com o início de período de enchente dos rios no Amazonas.


Além disso, a nota alerta para a importância dos profissionais de saúde fazerem uso com critério dos soros antiveneno para evitar desperdício dos imunobiológicos, por diagnóstico incorreto.


A FVS-RCP informa ainda que o Ministério da Saúde, desde 2015, tem realizado aquisição limitada de soros antivenenos dos laboratórios produtores uma vez que, dos 3 laboratórios nacionais, apenas o Instituto Butantan mantém a produção, o que limita a aquisição dos soros pelo Ministério da Saúde.


Mesmo com a limitação, a FVS-RCP reafirma que há a manutenção dos estoques estaduais em nível adequado e que não há risco para a assistência à saúde da população.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Publicidade

950x250-1 - banner samel.png
bottom of page