top of page

Publicidade

  • Foto do escritorRedação

Amazonas Energia tenta limpar imagem comprando publicação positiva em blogs e portais sobre o SMC


Os polêmicos medidores SMC, continuam sendo o assunto em alta na cidade de Manaus e agora no desespero de enfiar a qualquer custo os medidores à população, a empresa Amazonas Energia faz distribuição de conteúdo pago para blogs e portais publicarem releases positivo quanto a instalação do equipamento.


Por: Moisés Dutra | Editor-Chefe


Nesta segunda-feira (20), a equipe de comunicação e marketing da empresa através de uma agência de publicidade, fez a distribuição de um release analtecendo a importância da instalação dos novos medidores. Na publicação, a Amazonas Energia admite que está repassando ao consumidor final os prejuízos causados a empresa pela quantidade excessiva de "gatos" (ligações clandestinas) na cidade, o que por sí só, é assumir uma prática ilegal, que lesa o consumidor e não é justa. A publicação afirma que os "gatos" representam por 42% do que é consumido na cidade, muito acima da média nacional, de acordo com a ANEEL.


O release afirma que os medidores são aprovados pela ANEEL e que já foram instalados em diversos Estados do Brasil. Porém, O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) multou a concessionária Amazonas Energia em R$ 400 mil, em março de 2022. A multa é resultado de uma vistoria em medidores de energia.


Segundo o Ipem, foram analisados 2.032 medidores convencionais, dos quais 36 foram reprovados, o que gerou três autos de infração com o valor da multa.


Além do release que foi distribuído, a empresa também lançou uma campanha publicitária com o humorista e stand up comedy, Leandro Leitte é o protagonista:


Imagem: (Reprodução/internet)


Portais e Blogs que distribuíram o release, foram duramente criticados pela população nas redes sociais, veja alguns comentários de seguidores:




OPINIÃO | CRIME CONTRA O CONSUMIDOR


É preciso que os órgãos de defesa do consumidor tomem providências imediatas contra a Amazonas Energia, que assume na "cara de pau", que repassa os prejuízos com as ligações clandestinas aos consumidores. Ou seja, na prática, a empresa está assumindo que quem está arcando com seu prejuízo é a população e ao mesmo tempo, contradiz o que a afirma, que vem tendo o prejuízo. Afinal Amazonas Energia, é vocês que estão arcando com os prejuízos ou isso está mesmo sendo repassado para a população?


GUERRA CONTRA OS NOVOS MEDIDORES



A população dos bairros de Manaus estão travando uma verdadeira guerra contra a Amazonas energia. Onde as equipes chegam para instalar os novos medidores, são recebidos com protestos e enfrentamento por parte da população que alega que a instalação dos novos medidores trás não só poluição visual com um emaranhado de fios expostos nas ruas, bem como a alteração no consumo. Há relatos que onde esses medidores foram instalados, o consumo disparara, aumentando em até 300% a conta de energia.


___

Veja o release distribuído pela comunicação da empresa a veículos de comunicação pagos por ela:


"Medição centralizada vai melhorar a entrega de energia para o consumidor

Brasil – Funcionando em 15 estados brasileiros, com mais de 3 milhões de pontos instalados, o sistema de Medição Centralizado (SMC), tem auxiliado na execução das atividades de combate aos furtos e fraudes de energia elétrica em diversas cidades do país. O modelo, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem por objetivo melhorar a entrega e qualidade de energia com mais velocidade de atendimento, informações precisas e redução de ocorrências.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a adotar o sistema que é instalado no topo do poste, mas que possui o contador dentro da residência, permitindo o acompanhamento em tempo real do consumo de energia elétrica, data, hora, e todas as informações técnicas de cada aparelho, através de aplicativo e pelo site da concessionária.

Só em São Paulo, cerca de 200 mil medidores já estão em operação, a meta da companhia é chegar a 300 mil até o final de 2023. O que demonstra a confiabilidade e o êxito de funcionamento do produto.

“Com a implantação do sistema, a Amazonas Energia espera reduzir o alto índice de “gatos”, que chega a ser 42% do consumo. Isso promoverá também a redução do valor da tarifa definida para o Amazonas, e não o aumento na conta de energia do consumidor, como tem sido noticiado e divulgado em Manaus”, afirmou o diretor comercial da Amazonas Energia, Romário Wojcicki.

Todo esse processo passa por uma atualização completa da rede, havendo troca de transformadores, cabos de distribuição, postes, cruzetas, chaves de segurança, dentre outros equipamentos. Ou seja, instalar o SMC significa revitalizar a rede completa da localidade que há mais de 20 anos não passava por nenhuma atualização, enfatizou Wojcicki.


Estados que já tem medidores em funcionamento


Concessionárias de energia como Equatorial, Light, ENEL, COPEL, Enersul, COELBA e CELPE já operacionalizam a tecnologia em seus serviços. Ao todo, são 15 Estados brasileiros que contam com o SMC: Amazonas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Pará."

Publicidade

728x90px.gif

Publicidade

SAMEL.png
bottom of page