top of page

Publicidade

728x90px.gif

Publicidade

SAMEL.png
  • Foto do escritorRedação

Amazonas Energia pede direito de resposta após repercussão da matéria do jornalista Moisés Dutra


A empresa Amazonas Energia, entrou em contato com a redação do Blog do Moisés Dutra após repercussão da matéria produzida pelo jornalista e publicada nos veículos Blog da Amazônia, Portal in9 e Blog do Moisés Dutra pedindo direito de resposta. Título da matéria: "Amazonas Energia tenta limpar imagem comprando publicação positiva em blogs e portais sobre o SMC"


Por: Moisés Dutra | Editor-Chefe


Após a repercussão da matéria, nossa redação foi procurada pelo Sr. Rodrigo Félix, assessor de imprensa da empresa Amazonas Energia em e-mail encaminhado à esta, pedindo direito de resposta da empresa quanto a matéria.


Eu mesmo, entrei em contato com o a assessoria e fiz um questionamento quanto as afirmações feitas pelo diretor comercial da empresa, Sr. Romário Wojcicki, que afirmou que cerca de 42% do que é consumido em Manaus, é proveniente de ligações clandestinas, os conhecidos "gatos" e disse que esses prejuízos acabam sendo repassados para o consumidor final encarecendo a conta de energia.


Meu questionamento a empresa foi:


"A Amazonas Energia alega que em Manaus 42% do consumo de energia elétrica é desviado por ligações clandestinas, os conhecidos popularmente como “gatos” e quem paga a conta disso, é o consumidor que acaba arcando com esse custo. Então a empresa assume que repassa esse prejuízo aos seus usuários?"


A assessoria de imprensa através do Sr. Rodrigo Félix, se limitou a responder com a seguinte resposta:


"A Agência Nacional de Energia Elétrica que faz os cálculos e reflete no reajuste anual da tarifa de energia. Não é questão da empresa achar justo ou não, a empresa é regulada e cumpre o que a agência reguladora determina."


Cumprindo o nosso papel e prezando pelo bom jornalismo, ético e comprometido em narrar os fatos de forma isenta, cumprimos com nossa obrigação em ouvir os dois lados, abrimos espaço para a empresa e publicamos a seguir o direito de resposta.


Segue nota na íntegra:


NOTA DE DIREITO DE RESPOSTA


Prezados do Blog da Amazônia. A Amazonas Energia solicita direto de resposta em relação a matéria publicada nesta terça (21/03):


https://blogdaamazonia.com/amazonas-energia-tenta-limpar-imagem-comprando-publicacao-positiva-em-blogs-e-portais-sobre-o-smc/ onde foram divulgadas informações que não condizem com o real teor dos fatos, diante disto, esclarecermos alguns pontos importantes quanto o trabalho desenvolvido por esta Concessionária.


A Amazonas Energia está atuando dentro dos parâmetros legais, realizando a divulgação dos benefícios dos medidores SMC, com objetivo de manter a imprensa, e consequentemente os clientes informados sobre todos os passos, desde a preparação, até a instalação, tudo de forma transparente para uma aproximação cada vez maior da Empresa junto aos seus clientes, com ética e respeito.


A Amazonas Energia continua instalando o SMC em algumas localidades de Manaus. Os medidores SMC funcionam com tecnologia de ponta, homologada pelo INMETRO, fazendo com que o consumo de energia seja medido remotamente, diretamente da central da distribuidora, proporcionando ao cliente o acompanhamento em tempo real de todo o seu consumo através de um terminal de leitura na sua residência, ou pelo telefone celular, de forma fácil e transparente.


Serviços como: religação, solução para quedas de energia e outros problemas serão resolvidos em um prazo muito mais rápido. Tão logo o problema ocorra, o sistema já comunica e as equipes já são acionadas para fazer o reparo. Isso mesmo antes que o consumidor informe a através do 0800.


Considerando que a distribuidora busca pela permanência de um serviço de qualidade que dificulte as ocorrências de desvios de energia, a empresa vem executando as obras de implantação do Sistema de Medição Centralizadas (SMC), de acordo com Resolução Normativa 1.000/2021, que em seu art. 242 e 243, tendo amparo legal para as instalações dos medidores, já decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), agindo dentro da legalidade.


Considerando que o SMC está presente em 14 estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí), sem nenhuma intercorrência em suas instalações, tais manifestações adotadas buscam transformar um ato legal em ato ilegal, tentando assim prejudicar o trabalho da empresa e ludibriar a população fazendo uma barreia àqueles que desviam energia elétrica.


Como se sabe, o furto de energia é uma prática delituosa que, além dos aspectos relacionados à segurança e integridade das pessoas, custa muito para aqueles consumidores que pagam regularmente as suas obrigações.


Com toda essa melhoria, a Amazonas Energia está buscando cada vez mais oferecer energia com qualidade para os nossos consumidores, através da realização de investimento e modernização de toda a sua linha de distribuição.

bottom of page