• Redação

Ageman começa a mapear locais com a iluminação pública prejudicada por causa da vegetação


A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deu início ao levantamento de locais onde a vegetação das árvores está comprometendo a luminosidade das ruas e avenidas da capital. A iniciativa é necessária para que o órgão regulador cobre providências da concessionária Manausluz, empresa responsável pelos serviços de iluminação pública na cidade de Manaus.


Conforme o contrato de concessão, é obrigação da Manausluz acionar os órgãos responsáveis pela poda das árvores nos casos em que a vegetação está comprometendo a luminosidade das vias.


O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira, explicou que quando a vegetação interfere na rede de distribuição de energia, a obrigação de podar as árvores é da empresa Amazonas Energia e nos casos em que as folhas e os galhos estão somente sob a rede de iluminação pública, a poda deve ser feita pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).


“Estamos fazendo esse levantamento para auxiliar a concessionária na identificação desses locais. Sabemos que os pontos de iluminação estão funcionando, o sistema foi modernizado, mas a vegetação está atrapalhando a luminosidade de várias vias, o que pode comprometer a segurança de motoristas e pedestres”, afirmou Elson.


O trabalho de identificação dos trechos escuros está sendo realizado pelos técnicos da Diretoria de Iluminação Pública e Gestão Energética da Ageman.


Em um levantamento inicial, os engenheiros da Agência já identificaram a necessidade de podar as árvores da avenida Coronel Teixeira, no trecho próximo ao shopping Ponta Negra e Jardim Europa, na zona Oeste; na avenida Darcy Vargas e também na avenida Mário Ypiranga, nas imediações da antiga sede do Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM), na zona Centro-Sul.


A população também pode ajudar a Ageman a identificar os locais com baixa luminosidade. As demandas podem ser informadas junto aos canais da Ouvidoria por meio do call center 0800-092-3511, pelo whatsapp 98842-5821, pelas redes sociais @ageman_manaus, site www.ageman.manaus.am.gov.br ou pelo e-mail ouvidoria.ageman@gmail.com.

Publicidade

Publicidade