Publicidade

  • Redação

A seis dias do 1º turno da eleição, Wilson Lima vence em todos os cenários, diz Pontual Pesquisas


A seis dias do 1º turno da eleição, o candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), lidera a corrida pelo governo do Amazonas.


O levantamento é da Pontual Pesquisas.

Conforme o estudo, Wilson Lima tem 35,0% das intenções de voto. O segundo lugar ficou para Amazonino Mendes (Cidadania), com 24,8% da preferência dos eleitores. Eduardo Braga (MDB) é o terceiro colocado na pesquisa da Pontual, com um total de 17,0%.


Na sequência aparecem Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 5,4% das intenções de voto, Carol Braz (PDT), com 3,3%, Henrique Oliveira (Podemos), com 1,2%, e Dr. Israel Tuyuka (PSol), com 0,4%. Os votos nulos e brancos totalizaram 6,3% e não sabem ou não responderam somaram 6,6%.


Votos válidos

Quanto aos votos válidos, o governador Wilson Lima desponta na liderança. A Pontual Pesquisas indica que o candidato à reeleição tem 40,3% dos votos válidos. O segundo colocado, Amazonino Mendes, registrou 28,5%.

Em seguida é a vez de Eduardo Braga, com 19,6% dos votos válidos. Ricardo Nicolau ficou com 6,2%, Carol Braz 3,7%, Henrique Oliveira 1,3% e Dr. Israel Tuyuka 0,4% das intenções de voto.


Segundo turno

Em um possível segundo turno, Wilson Lima também é o mais lembrado pelos entrevistados da Pontual Pesquisas. O candidato à reeleição aparece com 45,5% das intenções de voto em um cenário como oponente Amazonino Mendes, que registrou 42,6%.


Os votos brancos e nulos totalizaram 8,9%. Já não souberam ou não responderam foram 3,0%.

Outro cenário questionado foi entre Wilson Lima e Eduardo Braga. O atual governador do Amazonas apareceu com 45,1% da preferência dos eleitores, enquanto que o adversário ficou com 38,6%.

Neste cenário, os votos brancos e nulos somaram 13,0% e não souberam ou não responderam foram 3,3%.


Evolução

Os levantamentos mais recentes indicam que o candidato à reeleição, Wilson Lima, já aparecia na liderança da corrida ao governo do Amazonas.

Senado


A Pontual Pesquisas também questionou sobre o Senado. O candidato mais lembrado pelos eleitores foi Omar Aziz (PSD), com 32,1%.

Depois aparece Arthur Neto (PSDB), com 22,8% das intenções de voto, seguido por Coronel Menezes (PL), com 19,0%. Luiz Castro (PDT) é o quarto colocado na corrida pelo Senado, com 5,1% das intenções de voto.


Marilia Freire (PSol) foi lembrada por 1,8% dos eleitores, seguida por Pastor Peter Miranda, com 0,8%. Bessa (Solidariedade) ficou com 0,7% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somaram 8,1% e não souberam ou não responderam totalizaram 9,6%.


Quanto aos votos válidos para o cargo de senador, Omar Aziz também aparece na liderança. O candidato à reeleição registrou 39,0%, seguido por 27,7% de Arthur Neto.


Coronel Menezes aparece em terceiro lugar com 23,1% dos votos válidos. Luiz Castro pontuou com 6,2%. Já Marilia Freire aparece com 2,1%. Pastor Peter Miranda ficou com 1,0%, seguido por Bessa, com 0,9%.


Dados

A pesquisa foi realizada em 13 municípios do interior do Amazonas, além da capital Manaus, com eleitores com 16 anos ou mais, com registro eleitoral no município de Manaus e nos 13 municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais no Brasil para 2022. A metodologia aplicada pela Pontual Pesquisas obedece à técnica de pesquisa transversal do tipo quantitativa.



Foram entrevistadas 1.996 pessoas, entre os dias 19 e 25 de setembro de 2022. A pesquisa está registrada sob o número AM 04218/2022. A estatística responsável é Alice Assis, com registro 9079 no CONRE-7.

Publicidade