Publicidade

  • Redação

A dois dias da eleição, Wilson tem 59,2% de votos válidos, diz Pontual Pesquisas


O último levantamento antes do segundo turno aponta o favoritismo do candidato Wilson Lima (União Brasil). O Instituto Pontual Pesquisas divulgou seu estudo nesta sexta-feira, 28. 


Wilson Lima tem 59,2% de votos válidos no Amazonas em comparação à Eduardo Braga que tem 40,8%. O governador ganha com uma margem de 18,4 pontos percentuais em relação ao senador. 


Conforme a pesquisa, Wilson Lima alcançou 59,4% dos votos válidos em Manaus e 59% no interior. Já Eduardo Braga ficou com 40,6% dos votos válidos na capital e 41% no interior. 


Pesquisa presidencial 

A Pontual Pesquisas também levantou dados para o cenário do segundo turno da disputa para a Presidência do Brasil. O estudo aponta a vitória de Luiz Inácio da Silva (PT) no Amazonas com 51% dos votos válidos, sendo 63,8% no interior e 39,6% na capital. 


Ainda de acordo com a pesquisa, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem 49% dos votos válidos no Amazonas. O presidente vence Lula em Manaus com 60,4% dos votos válidos, mas perde no interior com 36,2% dos votos válidos. 


Confira os dados da pesquisa aqui

Quadro de evolução 

O Instituto de Pesquisa Pontual também fez um quadro de evolução dos candidatos neste segundo turno, baseado nos levantamentos feitos anteriormente. 


Para o Governo do Amazonas foram levantados os dados das pesquisas dos dias 07, 14 e 21 de outubro, além da divulgada nesta sexta-feira, 28. Ambos os candidatos se estabilizaram com Wilson Lima ganhando vantagem à frente de Braga. 


Já para a presidência, os dados utilizados correspondem ao estudo divulgado no dia 14, 21 e o desta sexta-feira, 28 de outubro. Em comparação com a última pesquisa, Lula aparece em queda de 52,2% para 51%. Já Bolsonaro subiu de 47,8% para 49%.


Registro

Foram entrevistadas 1.996 pessoas entre os dias 25 e 27 de outubro nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Maués, Iranduba, Tabatinga, Manicoré e a capital Manaus. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e recebeu o número de identificação AM-02967/2022. O registro da estatística responsável, Alice Assis, no CONRE-7 é 9079 e o registro da empresa no CONRE-7 é 8260. 


O levantamento foi feito presencialmente com formulário previamente validado, correspondendo à margem de erro  máxima de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando o intervalo de confiança de 95%. As coletas obedeceram aos cálculos de amostragem determinado para os municípios e a capital. 

 

Portal O Poder 

Publicidade